Uruguai

Falar da história do Uruguai é falar de um antes e de um depois do Século XV e da chegada dos espanhóis, uma situaçao que se repete e é muito semelhante na maior parte dos países sul americanos. Antes da chegada dos espanhóis, as terras do Uruguais estavam povoadas por etnias indoamericanas nómadas, como a charrúa, uma das mais importantes.

Os espanhóis começaram a assentar-se nestas terras no Século XVI, sendo que Villa Soriano foi uma das primeiras cidades fundadas nesta zona, tendo os portugueses depois fundado Sacramento. Também nesta época se forma Montevideo, sendo no início uma cidade fortificada, se bem que nao é até ao século XVIII quando a cidade se forma realmente, com uma fundaçao marcadamente militar e mercante, tendo sido José Joquim de Viana nomeado o primeiro Governador de Montevideo.

Depois desta época de tranquilidade, os ingleses invadem Montevideo e Buenos Aires, contudo fracassam nesta tentativa, que continua sobre comando espanhol, um comando que duraria até 1828, quando o país é constituído um Estado. José Gervasio Artigas foi um dos nomes mais importantes deste período.

Já a fins do século XIX, o país era independente e seguia o seu curso, como o Rio de la Plata, um importante bastao económico e estatégico para o país, consolidando a sua democracia, com altos níveis de bem estar, e uma cidade com costumes e características muito europeias, nao sendo em vao que, durante muito tempo, esta cidade foi conhecida como a Suiça da América do Sul, por ser um país com leis liberais, onde a igualdade, o sistema educativo gratuito e o sufrágio universal ou a lei do divórcio doram leis aprovadas desde os tempos iniciais.

O Século XX começou como terminou o anterior para este país, com bonança, uma bonença que começaria a desaparecer a meados do século, concretamente com a crise dos anos 60, época em que a deterioraçao foi palpável, o que trouxe confrontos internos entre a Direita, a Esquerda, a Extrema Direita, forças armadas, etc.

Toda esta situaçao de crise deita abaixo a democracia uruguaia, e deita abaixo porque em 1973 o Uruguai sofre um golpe de Estado. Um golpe de Estado que significa um passo atrás nas liberdades, se bem que a resistência dos sectores sociais como os estudantes foram delapidando os militares, até que em 1985 a ditadura caiu.
Bordaberry, Alberto Demicheli, foram os primeiros presidentes da restabelecida república do Uruguai, vindo depois nomes como Luis Alberto Lacalle, ou Tabaré Vasquez, actual presidente do Uruguai.

 

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 176.215 km²
CapitalMontevidéu
População: 3,39 milhões (estimativa 2007)
Moeda: Peso uruguaio
Nome Oficial
:  República Oriental do Uruguai
Nacionalidade: uruguaia
Data Nacional: 25 de agosto (Dia da Independência)
Governo: República presidencialista

GEOGRAFIA:

Localização: sul da América do Sul
Cidade Principais: Montevidéu, Salto, Paysandú e Las Piedras.
Densidade Demográfica: 19 hab./km2
Fuso Horário: o mesmo horário de Brasília
Clima: subtropical

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: europeus ibéricos e meridionais 88%, eurameríndios 8%, afro-americanos 4%
Idioma
:  espanhol (oficial)
Religião
: cristianismo 81,5% (católicos 78,5%, protestantes 3%), judaísmo0,9%, outras 17,6%
IDH: 0,851 (2006)

ECONOMIA:

Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, arroz, trigo, cevada, milho, batata, sorgo e outros cereais.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos e aves.
Mineração:  ouro e pedras semipreciosas.
Indústria
: alimentícia, vestuário, petroquímica, têxtil, carvão, química, bebidas, veículos e artigos de couro.
Renda per capita:  US$ 11.646 (estimativa 2006).

Deixe um comentário