Equador

REPÚBLICA DO EQUADOR (1820)

ex-Grã-Colômbia (Vice-Reino de Nova Granada): Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela.

Animal-símbolo – condor-andino, Andean Condor (Vultur gryphus)

Lema – “DIOS, PATRIA Y LIBERTAD” (“Deus, Pátria e Liberdade”)

Bandeira Nacional da República do Equador

República del Ecuador – Equateur
Capital – Quito (onde passa a Linha do Equador).
Religião – Cristianismo 93% (católicos), outras 7% (1992).
Moeda (numismática) – dólar americano (desde 2000). Código internacional ISO 4217: ? O nome da antiga moeda, “sucre”, deriva de Antonio Jose de Sucre (1795-1830), libertador sul-americano que lutou contra o domínio espanhol na América Latina (página da Bolívia). Anteriormente, real

O selo postal acima “Ecuador” (WNS nº. UN110.07) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations New York) em 31/08/2007 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”.

Bandeira – as bandeiras da Colômbia, do Equador e da Venezuela são bastante similares, possuem as mesmas cores nas três faixas horizontais (amarelo, azul e vermelho) e as diferenças são encontradas no centro: Equador (Brasão de Armas) e Venezuela (7 estrelas)…

O país possui as Ilhas Galápagos, onde a existência de espécimes únicos no reino animal levou Charles Darwin a elaborar a Teoria da Evolução das Espécies

O Escudo de Armas passou por cinco processos, desde a proclamação da Independância de Guayaquil, em 09/10/1820, até quando o Presidente da República foi o General Eloy Alfaro, em 1900. O Escudo das Armas do Equador têm os seguintes símbolos:

  1. O condor que coroa o Escudo de Armas é emblema de poder, valor e pujança.
  2. O sol de ouro está no centro da bandeira com os signos do zodíaco, representando Áries, Touro, Gêmeos e Câncer correspondentes aos meses de março, abril, maio e junho, período que durou a luta contra o General Juan José Flores.
  3. O monte simboliza o grandioso Chimborazo; o rio que nasce dele representa al Guayas.
  4. O buque que surca as águas igualmente se chama Guayas, considerado a primeira nave construída na América do Sul e a primeira em recorrer rios sul-americanos desde 1841.
  5. O buque e o caduceo (vara rodeada de duas serpentes e coroada com um petaso ou sombrero com alas), simbolizam os meios de locomoção, a paz e o comércio que se desenvolveram no país.
  6. Os ramos de palma e laurel recordam a paz e as glórias da Nação; os haces consulares, a dignidade republicana.

História

Turbulência interna e disputas fronteiriças marcam a história do Equador desde sempre… Os índios “Quitu” viveram em Quito e na região antes do século XI. Em 1487, esses índios agricultures são dominados pelos incas e a cidade tornou-se a capital norte do Império Inca.

Quando os espanhóis chegam, em 1526, os incas estão enfraquecidos pela luta sucessória entre Atahualpa (herdeiro da parte norte do Império, com sede em Quito) e Huáscar (herdeiro da parte sul, com sede em Cuzco).

Os espanhóis atacam a cidade nortista em 1534, sob comando de Sebastián de Benalcázar, e fundam San Francisco de Quito, a capital do país, sobre as ruínas da cidade incendiada pelos incas.

O mapa da cidade de Quito (abaixo), foi desenhado pelo cartógrafo espanhol Coronel Antonio Alcedo e Herrera (1735-1812), no século XVIII. Ele ilustra o bloco emitido em 1982 (Scott: 1023), para a Quarta Exposição Filatélica Nacional ocorrida em Quito.

Santa Ana de Cuenca foi fundada pelo conquistador Gil Ramirez Davalos, em 1557, sobre as ruínas da residência do chefe inca Huayna Capac.

A cidade, localizada em um vale montanhoso (Cuenca), tem altitude de 2.594 metros, acima do rio Matadero. O mapa foi desenhado pelo Dr. Octavio Cordero Placios, baseado em informações oficiais sobre sua fundação.

O selo abaixo, emitido em 1957 (Scott: 613), em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade de Cuenca, mostra a parte central da cidade em volta da praça pública.

O Equador integra o Vice-Reinado do Peru até 1740, quando forma o Vice-Reinado de Nova Granada, com as atuais Colômbia e Venezuela. Após várias tentativas autonomistas, o general Antonio José de Sucre, consegue derrotar os espanhóis em 1822.

“Entrevista de Guayaquil 1822”

Entre 26 e 27/07/1822, na cidade de Guayaquil, reuniram-se os dois grandes heróis da América espanhola, o libertador Simón Bolívar e o protetor do sul General José de San Martín.

Em 26 de julho San Martín desembarca em Guayaquil e é recebido por Simón Bolívar, quando acontece a primeira reunião informal: “a reafirmação da amizade entre eles e o bom atendimento dos povos que cada um representava”. No dia seguinte, acontece a segunda reunião dos Generais, na qual trataram sobre diferentes formas de governo.

Simón Bolívar optava pela criação de uma federação, já San Martín manifestou que “Guayaquil seria uma capital admirável”, Simón Bolívar se comprometeu a prestar ajuda necessária para a libertação do Peru. Um primeiro contingente de 3 batalhões colombianos foi enviado, devido aos acontecimentos posteriores no Peru e a retirada de San Martín, Bolívar e Sucre continuaram com a guerra até vencer o exército espanhol em Ayacucho.

Nota: Em 22/07/2006, foram emitidos 2 selos postais e 1 bloco sobre a “Entrevista de Guayaquil 1822”…

Isso, definiu o curso da guerra e a independência da América… Posteriormente, o país integra a federação da Grã-Colômbia até 1830, quando a federação se desfaz…

O selo abaixo, que deu suporte ao Fundo de Ajuda aos Trabalhadores Rurais, emitido em 1938 (Scott: RA 41), mostra o mapa do país e áreas em volta.


CURIOSIDADE

1865 – “Medio Real Azul”, Primeiro Selo Postal Equatoriano
Selos são emitidos pelo Equador desde 01/01/1865.

A primeira emissão do Equador foi realizada em 1865, ano em que foram emitidos três valores que tiveram numerosas impressões diferentes e muitas variedades… A pesquisa feita sobre essa série foi considerada uma das mais apaixonantes em toda a história da filatelia sul-americana…

Uma folha espetacular com 42 exemplares do selo “Medio Real” (azul vivo, primeira impressão) pertenceu a uma coleção particular da cidade de Guayaquil… Em 1993, a famosa casa de leilão Harmers, de Londres, colocou a disposição dos colecionadores do mundo, 1255 lotes do que havia de mais seleto na filatelia mundial e, entre eles, se encontrava o bloco de 42 exemplares da primeira impressão, descrito como “uma das grandes raridades do Equador”… Seu preço inicial foi de £ 35,000 (trinta e cinco mil libras esterlinas), mais ou menos 53 mil dólares!

É interessante notar que o primeiro selo “Medio Real Azul” e o primeiro selo grego “Cabeça de Hermes” (cujo desenho inspirou a criação do selo equatoriano), foram mostrados um ao lado do outro no bloco emitido em 06/05/2004, o qual comemora o Dia Internacional da Filatelia.

O catálogo Scott informa que o primeiro selo do Equador é de 1865 e leva o número 2 (Scott: 2, SG: 1b), com valor facial de ½ real (Medio Real) de cor azul (selo acima, lado esquerdo).

Já o selo que leva o número 1, segundo o mesmo catálogo, data de 1872, com valor facial de 1 real (amarelo). Entretanto, existe o selo “4 reales” emitido anteriormente, em 1866 (vermelho)… Também o selo postal (abaixo) com valor facial de 1 real (verde).

Em 28/08/1928, foram colocados à venda os primeiros selos destinados a franquia de correspondência aérea, cujo transporte se deu na inauguração do serviço aéreo regular entre o Equador e a Colômbia, pela Sociedade Colombo-Alemã de Transportes Aéreos (SCADTA).

Do lado esquerdo, o primeiro selo SCADTA do Equador, com valor facial de 1 sucre. No centro, outro selo SCADTA com valor facial de 15 centavos e sobrecarga “S” (vindo do exterior…). Do lado direito, selo SCADTA emitido em 1920.

Articulo Sellos Provisionales – http://www.ecuadorfilatelico.org/articulo1.html


FILATELIA

Eurameríndios 55%, ameríndios 25%, europeus ibéricos 10%, afro-americanos 10% (1996), compõem a população de nacionalidade equatoriana. O idioma oficial é o espanhol, mas também é falado o quíchua e línguas regionais.

► “Girafa” em diferentes línguas no Equador – jirafa (espanhol) – jirapha (quíchua)
► Girafas em Zoológicos Equatorianos


Outras emissões:
1935 – Selos sobre Darwin ilustram a página das Ilhas Galápagos.
2000 – AIDS
2006 – AIDS

Nota: o correio emitiu uma carpeta coleccionable sobre o Parque Nacional Podocarpus, com o urso-de-óculos…

Visita: 12/2008
Standard ISO : EC – Membro UPAEP – Adesão UPU: 01/07/1880

Correos del Ecuador – Ecuador Post (visitei em 23/12/08)
Matriz: Av. Japón N36-153 y Av. Naciones Unidas (Sección Filatélica) – Quito
rincondelfilatelista@correosdelecuador.com.ec
http://www.correosecuador.comhttp://www.correosdelecuador.com.ec

Pequeno país no noroeste da América do Sul, o território do Equador é cortado de NE a SO por duas cadeias da Cordilheira dos Andes e possui três zonas de características distintas:

  1. Costa do Pacífico (com planície costeira na região oeste): na zona litorânea predominam culturas de exportação, como banana, café e cacau, e a população é predominantemente negra e mulata.
  2. Altiplanos dos Andes (com vale central entre as cadeias): a região andina abriga Quito e tem forte presença indígena.
  3. Região Amazônica (planície Amazônica no leste do país): a selva é pouco habitada e tem importantes reservas de petróleo.

Divisão administrativa – 24 províncias subdivididas em cantões e paróquias: Azuay, Bolivar, Canar, Carchi, Cotopaxi, Chimborazo, El Oro, Esmeraldas, Guayas, Imbabura, Loja, Los Rios, Manabi, Morona Santiago, Napo, Pastaza, Pichincha, Tungurahua, Zamora Chinchipe, Galapagos, Sucumbios, Orellana, Santo Domingo De Los Tsachilas, Santa Elena.

Cidades principais – Guayaquil, Quito, Cuenca, Machala, Santo Domingo de los Colorados.
Na Província de Carchi, por exemplo, encontramos as cidades de Bolivar, Espejo, Huaca, Mira, Montufar, Tulcan.
Patrimônios da HumanidadeIlhas Galápagos, Cidade de Quito, Parque Nacional Sangay

Texto retirado integralmente do site:http://www.girafamania.com.br/americano/equador.html

Deixe um comentário